top of page

Tipos de madeira nos EUA

Comparando madeiras de lei americanas, madeiras macias e madeiras tropicais


Os produtos de madeira são conhecidos por sua beleza natural, mas ao selecionar um tipo de madeira para seu próximo projeto de armários, pisos, móveis ou marcenaria, é importante considerar também o nível de durabilidade, entendendo a diferença entre os tipos de madeira. Cada tipo e espécie de madeira possui uma estrutura celular individual que cria propriedades físicas únicas que determinam a adequação para diferentes usos.




Por exemplo, a dureza das madeiras varia muito, de modo que certas espécies de madeira não são recomendadas para pisos porque não são duras o suficiente para resistir ao desgaste intenso.

A seguir, uma breve comparação de madeiras duras americanas, madeiras macias e madeiras tropicais muitas vezes mal utilizadas e suas aplicações apropriadas:


As folhosas são árvores de folha caduca que têm folhas largas, produzem uma fruta ou noz e geralmente ficam dormentes no inverno. As florestas da América do Norte cultivam centenas de variedades que prosperam em climas temperados, incluindo espécies de carvalho, freixo, cerejeira, bordo e álamo. Cada espécie pode ser trabalhada em móveis, armários, pisos e marcenaria duráveis ​​e duradouros, e cada uma oferece marcações exclusivas com variação no padrão de grãos, textura e cor.

As madeiras macias ou coníferas , da palavra latina que significa “portador de cone”, têm agulhas em vez de folhas. As árvores de madeira macia dos EUA amplamente disponíveis incluem cedro, abeto, cicuta, pinho, sequoia e abeto. Em uma casa, as madeiras macias são usadas principalmente como madeira estrutural, como 2x4s e 2x6s, com aplicações decorativas limitadas.

Madeiras tropicais, incluindo mogno, jacarandá, teca e wengué - não são nativas da América do Norte. Eles crescem nas florestas tropicais do mundo e devem ser importados para uso doméstico. Embora algumas madeiras tropicais possam ser usadas para aplicações internas, incluindo pisos, a cor, o padrão de grão, a dureza e o brilho de muitas madeiras importadas diferem das madeiras americanas. Para mais informações sobre espécies não nativas, consulte o artigo “Não se deixe enganar”.

Sistema de Classificação Janka

Em caso de dúvida sobre o tipo de madeira a selecionar para o seu projeto de armários, pisos, móveis ou marcenaria, consulte o Sistema de Classificação Janka, que mede a dureza relativa das madeiras. A madeira dura comercialmente mais dura é a nogueira, e é cinco vezes mais dura que o álamo, uma das madeiras duras “macias”. E embora este exemplo liste apenas algumas das espécies de madeira dura mais populares, existem centenas de variedades, representando a população de madeira dura norte-americana. Como a dureza é um fator importante e a dureza varia para cada espécie, a Escala de Dureza Janka é uma excelente ferramenta para ajudar a identificar as escolhas adequadas.


97 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page