top of page

O que é um processo de Reflorestamento?

Atualizado: 6 de set. de 2022

As florestas são fundamentais para a regulação do clima, a fixação de carbono e o combate às mudanças climáticas. Elas são o lar de mais de 80% das criaturas terrestres.


Reflorestamento é o termo utilizado para uma atitude ambiental que tem como principal objetivo a recuperação de áreas que foram danificadas por algum motivo, seja natural ou por atitudes humanas, perdendo parte de sua vegetação.


Existem diversas causas que fazem com que a vegetação de um local se perca, ou seja, prejudicada, como queimadas, por exemplo, onde toda a biodiversidade local sofre um impacto considerável e todo o ambiente passa a sofrer as consequências negativas deste tipo de ação.


O reflorestamento é a técnica de formar novas florestas em áreas que foram desmatadas. Essa prá​tica é realizada em áreas que não possuem mais capacidade de regeneração natural da vegetação nativa. Quase um terço da superfície terrestre é formada por florestas. Elas são o lar de mais de 80% das criaturas terrestres. Além disso, as florestas são fundamentais para a regulação do clima, a fixação de carbono e o combate às mudanças climáticas.

O reflorestamento também contribui para a saúde do solo de diversas maneiras:

  • É um habitat para microrganismos do solo que participam na decomposição, aumentando a fertilidade da terra;

  • As folhas e ramos caídos formam matéria orgânica;

  • As árvores impedem a erosão e os deslizamentos de terra;

  • Reduzindo os escoamentos de água, as árvores conservam os nutrientes no solo.

Tipos de Reflorestamento


De acordo com o lugar onde é realizado, existem dois tipos de reflorestamento:


Reflorestamento Urbano


O reflorestamento urbano é o plantio de árvores controlado em áreas urbanas, com objetivos específicos.


Seu objetivo está relacionado às próprias necessidades da cidade: modificar o clima — os espaços verdes são bons para combater o calor —, melhorar a qualidade do ar — o alto índice de tráfego nas cidades aumenta os níveis de CO2 —, aumentar as áreas de sombra ou embelezar as ruas.


Reflorestamento Rural


Trata-se do plantio em grande escala de árvores em superfícies florestais desmatadas, ou seja, onde existiam florestas, selvas ou vegetação. Existem diferentes subtipos de acordo com o objetivo: de conservação, de proteção e restauração, agroflorestal ou produtiva.


2 visualizações0 comentário
bottom of page